tertuliaRealizou-se no dia 22 de fevereiro, na sala de formação da Câmara Municipal, uma tertúlia dinamizada pelas CPCJ e Câmara Municipal de Bragança onde a influência da Lei de promoção e proteção no futuro das crianças/jovens foi o tema em debate.

Na sessão estiveram presentes várias instituições (CPCJ, CMB, GNR, PSP, Programa escolhas, NACJR, Lar de S. Francisco, Casa de trabalho) e a mesma foi moderada pelo Sr Dr. Remísio Melhorado, Procurador coordenador do Ministério público, e entre outras debateram-se as seguintes questões:

- Ter sido acompanhado pela cpcj ou Ministério Público, estigmatiza? Tem implicações sociais no jovem ou na família?

- O acolhimento residencial capacita os jovens para a vida autónoma e responsável?

- Permitem as medidas de promoção e proteção dar as respostas adequadas às diferentes problemáticas com que os jovens chegam às diferentes instituições que as acompanham?

- Estão as instituições devidamente preparadas em recursos humanos e materiais para dar estas respostas?

- A Lei é um instrumento regulador e/ou limitador na ação das instituições (cpcj; instituições de acolhimento)?

O debate foi esclarecedor no entanto levantaram-se outras questões que serão objeto de análise na próxima tertúlia cuja responsabilidade de organização ficou a cargo da GNR.