"A escola não é uma preparação para a vida. A escola é vida."
Se “a escola é vida” e não apenas uma preparação para a mesma, então o currículo escolar deve proporcionar aprendizagens significativas não só aos alunos como a toda a comunidade envolvente (apesar das escolas terem sido criadas a pensar no aluno!...ou não?!)
Esta maneira de ver a escola levanta uma série de questões na forma como o sistema educativo é atualmente encarado e sentido. Eu vou focar apenas um exemplo. Há uma ideia generalizada que o professor está na escola para “ensinar” e o aluno para “aprender”. Desde logo, este pressuposto cria um grande distanciamento na relação professor/aluno. Os professores também aprendem (e muito!) com os seus alunos e é necessário que o aluno sinta essa importância na relação. Os professores também falham e é importante que saibam admitir os erros perante os alunos e juntos, tirarem ilações sobre essas falhas. Só assim, eles sentirão que os erros, receios e medos são uma condição natural e essencial para o desenvolvimento humano. E para mim…o desenvolvimento humano é uma prioridade no currículo. (J. Dewey)