No âmbito do Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança, a Biblioteca Municipal de Bragança, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o agrupamento de escolas Emídio Garcia organizaram e dinamizaram uma ação intitulada “Contar carneirinhos. Uma noite na biblioteca”.

Esta ação decorreu no espaço da biblioteca municipal onde 20 crianças pernoitaram participando em atividades desde o início da noite do dia 17 até ao fim da manhã do dia 18 de novembro. Após a receção aos participantes, pelas 20h30, fez-se a inauguração da Árvore dos Direitos da Criança. Seguiu-se a oficina da leitura criativa com base em livros inspirados na ativista MALALA e na sua defesa dos direitos da criança. Em continuum participaram num atelier de costura colaborando na confeção de uma almofada posteriormente decorada e onde redigiram alguns dos seus direitos. Montaram o seu acampamento na biblioteca e pela noite dentro realizaram/participaram em diversos jogos e atividades lúdicas. Pela manhã tiveram uma alvorada poética antes do pequeno-almoço e a atividade de caça ao tesouro (O que se esconde nos livros e estantes?). Pelas 10h00 decorreu a oficina “A montanha de livros mais alta do mundo” de Rocio Bonilla. Às 10h30 cada criança ofereceu um pijama às crianças acolhidas na casa residencial Lar de S. Francisco, de Bragança e cerca das 11h00 fez-se a emotiva despedida e regressaram a casa depois de uma noite em pleno.