default_mobilelogo

Na sociedade contemporânea, a escola é um marco na vida das pessoas protagonizada como o “caminho” para um futuro mais ou menos promissor. Para muitos milhares de alunos, a escola constitui uma oportunidade única para romper com situações económicas e sociais desfavoráveis e precárias. No início de ano letivo, crianças e jovens vão para a escola, um lugar que se espera interessante, acolhedor da curiosidade natural dos seres humanos, das suas indagações e perplexidades, e onde se desenvolvam as potencialidades e habilidades pessoais. A escola burocrática, que tem a ilusão de que o seu papel é “passar” conteúdos descontextualizados e muitas vezes ultrapassados, já acabou. Com a disponibilidade de informação e conhecimento a qualquer hora e lugar fornecidos hoje pelos “sites”, a escola passa de provedora principal a orientadora da busca do conhecimento necessário a cada momento. No século XXI, a escola ensina a aceder ao que é relevante, a distinguir o principal do acessório, a lidar com a avalanche da internet, a digerir os surpreendentes avanços da ciência e da tecnologia da informação, com graves assuntos éticos que necessitam de discussão. Além de referência cognitiva, a escola é referência social e afetiva, funciona como um porto de segurança para as questões socio-emocionais dos alunos. A modificação da família trouxe para a escola a função de também proteger e cuidar amorosamente das crianças e jovens enquanto crescem. Na escola de hoje, os alunos precisam aprender a construir os valores que asseguram a civilização e compreender a necessidade de viver em harmonia. É lá que constroem a sua autonomia, capacidade cognitiva e desenvolvem a moralidade. Portanto, a escola, deve ser o lugar mais interessante, mais instigante, mais divertido e mais protegido. A escola deve contribuir para o desenvolvimento de pessoas livres e felizes, assertivas e solidárias, que vivem uma vida própria e relacional preparando-as para as futuras décadas. A escola não pode aparecer como “a única que ensina”, e o que deve fazer é complementar tudo o resto, designadamente o que é feito em casa e na sociedade em geral que “evolui” a um ritmo alucinante. A aprendizagem é constante e tem de acompanhar ou mesmo suplantar o ritmo evolutivo da sociedade em si. Mas se tudo mudou, o sistema de ensino/aprendizagem não deve ficar estático. O ambiente que tem de ser acolhedor onde os alunos se sintam bem e se sintam felizes, condição indispensável para o sucesso educativo. Um ambiente de qualidade, a todos os níveis (ético, relacional, estético, ecológico, de segurança), fará mais pelo civismo e pela cidadania do que milhares de “sermões” feitos pelos adultos. Aprender deve constituir o primeiro propósito da vida escolar e exige esforço por parte dos alunos. Ensinar constitui outro incontornável propósito da escola que exige, da parte dos professores, a mobilização de uma significativa variedade de conhecimentos e competências, assim como uma atualização permanente. Aprender e ensinar constituem, assim, dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola. Por estranho que possa parecer estes dois processos não têm merecido a atenção devida por parte de uma diversidade de intervenientes sociais e políticos. Mas aprender e ensinar o quê? Certamente uma grande variedade de conhecimentos de domínios disciplinares e ainda de domínios transversais tais como a Resolução de Problemas, a Conceção e Desenvolvimento de Projetos, as Relações Sociais, os Valores Democráticos, a Utilização das Novas Tecnologias de Informação e a Recolha, Organização e Tratamento de Dados de Natureza Diversa.

 

Bom ano letivo 2019/2020

CONTACTO

Rua Alexandre Herculano, nº 205, Cave, 5300-075 Bragança


Telefone: 273300844
Telemóvel: 932550378

Email:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

Galeria de imagens

/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home/galeria-home