gestor caso

Realizou-se no dia 12 de abril, no Auditório D. Pedro IV, integrado no Centro Corporativo da Misericórdia do Porto, foi o palco da sessão "O Papel Essencial do Gestor de Caso no Acolhimento Familiar", destinada a técnicos/as gestores de caso, entre comissários/as de CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens) e profissionais das EMAT (Equipas Multidisciplinares de Apoio ao Tribunal). A CPCJ de Bragança, fez-se representar pelo seu presidente Fernando Teixeira e pela secretária Iveta Vilares.

A iniciativa, que reuniu cerca de uma centena de técnicos, foi organizada por um grupo de trabalho que tem como principais objetivos potenciar a implementação da resposta de acolhimento familiar no norte do país, mais concretamente nos Distritos de Porto e Braga, assim como garantir a qualidade da resposta em prol da proteção e do bem-estar das crianças.

Integram o grupo de trabalho a Misericórdia do Porto, a Associação para o Desenvolvimento Local de Guimarães, a Gondomar Social, Associação Mundos de Vida, enquanto Instituições de enquadramento para o Acolhimento Familiar, integram igualmente o grupo o ProChild CoLAB, a Equipa Regional do Norte da CNPDPCJ e o Centro Distrital da Segurança Social do Porto.

O orador em destaque na sessão foi Jesus Palácios, Doutor em Psicologia e Professor de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade de Sevilha. A sua atividade docente e de investigação está relacionada com a família e o desenvolvimento humano, especialmente no domínio da proteção da criança. O abuso infantil, o acolhimento familiar e a adoção têm pautado o seu ensino universitário em várias universidades espanholas e noutros países, tendo sido professor visitante nas Universidades de Massachusetts/Estados Unidos e Cambridge/Reino Unido. Colaborou com diferentes administrações no desenvolvimento de instrumentos para o trabalho profissional e na formação de profissionais de proteção à criança. Sua pesquisa recente analisou os processos de recuperação após adversidades precoces, bem como separações na adoção e nos abrigos. Os instrumentos que desenvolveu para a formação de adotantes e famílias acolhedoras, bem como para a avaliação da idoneidade em adoção e acolhimento familiar, são utilizados em diferentes países.

A sessão incluiu, também, um momento de debate e interação com a plateia, o que possibilitou a partilha de conhecimentos, experiências e desafios atuais do Acolhimento Familiar.